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Qual a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide?
A maior parte das pessoas ainda olha para o Marketing Multinível como um esquema de pirâmide financeira, possivelmente pelo fato de não terem o entendimento da diferença entre MMN e PIRÂMIDE.
Ocasionalmente, isso vem gerando ao Sistema de Marketing de Rede problemas de imagem.
Marketing Multinível - é um modelo comercial de distribuição de produtos e serviços em que os ganhos podem resultar tanto da venda efetiva como do cadastramento de novos consultores. Para conquistar o lucro no MMN é preciso se empenhar e buscar ampliar a rede de consultores para aumentar a quantidade de produtos comercializados e consequentemente a remuneração.
- Marketing Multinível: Existe um produto viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.
- Pirâmide: Não existe um produto viável. Se existe é muito mais caro do que os da concorrência.
- Marketing Multinível: O comerciante deve provar que conseguiu revender para o consumidor final.
- Pirâmide: O consumo se dá apenas por quem também é revendedor. Não há um consumidor final.
- Marketing Multinível: A empresa garante a recompra dos produtos, para evitar o acúmulo de estoques na cadeia.
- Pirâmide: A recompra dos produtos não é garantido, o que evitaria o acúmulo de estoques.
- Marketing Multinível: A empresa faz mais propagada dos produtos do que dos lucros que o revendedor pode obter.
- Pirâmide: Há mais propaganda dos lucros que o comerciante pode obter do que do produto em si.
- Marketing Multinível: A empresa recolhe impostos.
- Pirâmide: A empresa não recolhe impostos.
- Marketing Multinível: Não há taxa de entrada, ou ela não é fundamental para a sustentação da empresa.
- Pirâmide: A taxa de entrada existe e é a principal fonte de faturamento da empresa.
A receita secundária do MMN é resultante de comissões que os membros ganham ao trazer novos participantes para a rede. Pelo ponto de vista do fornecedor, é uma ótima maneira de alavancar o crescimento e potencializar as vendas.
Por isso, é muito comum que diversos fabricantes assumam a responsabilidade por capacitar os membros da rede para que obtenham o melhor desempenho possível.
Dado esse contexto, é correto afirmar que o modelo multinível, então, desenvolve com agilidade uma infraestrutura composta por diversos canais, sendo muito mais leve e funcional do que o formato tradicional.
Hoje em dia, isso tende a ter muito mais eficiência, já que podemos contar com recursos para expandir as conexões entre si, seja por intermédio de redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens instantâneas.
Um consultor/distribuidor de Marketing Multinível pode contactar o fornecedor e gerenciar suas equipes à distância em tempo real, a custo baixo e com praticidade.
Vale destacar, ainda que o MMN tem um papel fundamental na fomentação do conceito de empreendedorismo, seja promovendo as vendas de pequenos fabricantes que não contam com muito capital para investir na publicidade de sua marca, seja melhorando a qualidade de vida de indivíduos que têm boas habilidades de comunicação e vendas e articulação de times de revendedores.
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